Missão da Escola

Formar cidadão crítico, responsável, socializado e comprometido com o próprio crescimento através de um ensino de qualidade e da interação entre família e escola.

Acesso, pesquisa, informação e conhecimento

Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - Ano Base 2009

A Escola Estadual Professor Jehovah Santos foi classificada na primeira etapa do prêmio quando somente treze (13) escolas do Estado do Rio de Janeiro foram aprovadas e visitadas pelo Comitê de Avaliação do Prêmio.

Mais uma bola na rede!!! Parabéns a toda a comunidade escolar.

A E.E. Profº Jehovah Santos ficou em 5º lugar no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, no Estado do Rio de Janeiro. Parabéns a toda a comunidade escolar que atua com compromisso, dedicação e eficiência!!!














"O inventor"

"O inventor"

COMO SURGIU O BLOG?

O primeiro blog

O primeiro blog foi criado em 1997, por Jorn Barger, um americano nascido em 1953, na cidade de Yellow Springs, em Ohio. Seu blog trazia pequenos comentários e links para outros sites, divididos em seções como Arte, Ciência, Diversão e História. A essa página na internet ele deu o nome de weblog, que logo ficou conhecida pelo apelido de blog.

"Blogosfera"

A "blogosfera", termo que representa o "mundo dos blogs", progrediu a um ritmo extraordinário. Em 1999, eram poucos os que utilizavam essa ferramenta. Atualmente, há cerca de 70 milhões de blogs em todo mundo, sobre inúmeros assuntos: alguns são pessoais, trazem os sentimentos do autor e funcionam como diários, outros são voltados para temas como piadas, links, notícias, poesias, fotografias, enfim, vale tudo o que sua imaginação puder criar.

Conheça...

domingo, 31 de maio de 2009

GINCANA PEDAGÓGICA - 1ª FASE 2009




TAREFAS SOCIAIS - 1ª FASE



  1. ARRECADAR ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

  2. ARRECADAR MATERIAL PARA CURATIVO (ATADURA, ESPARADRAPO, GAZE)

  3. RECOLHIMENTO DE GARRAFAS PET

  4. RECOLHIMENTO DE LATINHAS DE ALUMÍNIO

  5. GRITO DE GUERRA

  6. PARÓDIA SOBRE PAZ NO MUNDO


Todo material arrecado será entregue para uma família moradora da comunidade. Os pontos obtidos pela equipe nessa primeira fase têm caráter cumulativo, pois farão parte integrante do resultado final após a 2ª fase da gincana.


Contamos com todos vocês para ajudar nossa comunidade!


Às equipes verde e amarela... desejamos força, determinação e trabalho! O sorteio da cor da equipe será realizado na 2ª feira (01/06), antes da reunião sobre a CONAE 2010.


Sucesso a todos!!!

FAMÍLIA NA ESCOLA



VEM AÍ O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

AGUARDEM...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

TELEFONE NOVO

ATENÇÃO!
A ESCOLA RECEBEU UM NOVO NÚMERO DE TELEFONE. ESSA MUDANÇA FAZ PARTE DA REESTRUTURAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEEDUC RJ
(24) 2447-9965

quarta-feira, 20 de maio de 2009

FUNCIONÁRIO BELEZA


A professora Sâmela é do tipo "topa tudo"... Para as reuniões do bimestre a escola preparou um saquinho de doces para as mamães ou papais presentes. E adivinha quem foi que "ensacou" as guloseimas??? Ela mesma!!! Tia Sâmela.

Como ela mesmo gosta de "repetir":___É tuuudo dela!!!

Obrigada

Tia Sâmela

S.O.S. INFORMÁTICA

Esse cara simpático aqui é o Ítalo, nosso Técnico de Informática. O rapaz é uma "fera" e vive resolvendo nossos "probleminhas ( rsrsrs...) tecnológicos".
Agradecemos a ele pela sua paciência e humildade ao nos ensinar e socorrer.
Valeu Ítalo!!!

CHEGARAM AS REUNIÕES BIMESTRAIS

Gráfico de desempenho da turma 101 - 1º bimestre/09 - PROEGE Resgate Pedagógico
Dinâmica

Dinâmica

Professora Heloisa e os responsáveis

Reflexão sobre o desempenho da turma 101



Após a organização do cronograma de reuniões os professores e a coordenadora pedagógica construiram a sua pauta. Com o objetivo de receber pais e/ou responsáveis para se apropriarem dos resultados do1º bimestre de uma forma atraente foi organizado o seguinte roteiro:




1-Abertura com a mensagem: Amor, respeito e liberdade ( slides )


2-Informes gerais da escola


3-Reflexão: O NÃO de Eloá ( slides )


4-Dinâmica ou mensagem feita pelo professor da turma ( referente ao desenvolvimento escolar dos alunos)


5-Gráfico do desempenho da turma ( Excel )


6-Esclarecimentos do professor a respeito do trabalho desenvolvido: método, avaliação, uso do material escolar, horários da escola, uso do livro didático etc...


7 - Leitura e assinatura de relatórios


8-Atendimento específico aos pais e/ou responsáveis por alguns alunos da turma ( infrequência, dificuldades de aprendizagem entre outros )


As fotos acima são da reunião do 1º ano de escolaridade da professora Heloisa que surpreendeu "as mamães" presentes ao realizar a dinâmica "Encontre o desenho do seu filho." Algumas mamães não identificaram as produções de seus filhos o que possibilitou algumas reflexões: será que tenho dado a devida atenção ao meu filho? valorizo o ato de estudar? que atendimento tenho dado ao meu filho? Etc...

Ainda faltam algumas reuniões, mas pelo o que já aconteceu nessa semana os pais e/ou responsáveis que não compareceram irão ficar muito "tristes" por perder tão precioso momento...

Aos professores realizadores deste encontro...nossos parabéns! Nossa "reunião tecnológica" ficou excelente! Aos pais que compareceram também deixamos nossos parabéns...Cuidando de seus filhos vocês estão contribuindo para um mundo melhor...


A direção e coordenação pedagógica

EQUIPE DE SUPERVISÃO NA ESCOLA



Ontem, 19/05/09, a escola recebeu a visita da equipe de supervisão da SEEDUC. Rafael, Marlom e Thiago andaram por toda a escola. Rafael ficou responsável pelas perguntas à diretora Sandra. Ainda sobrou um tempinho para as fotos!!!
Sejam sempre bem-vindos!!!

sábado, 16 de maio de 2009

DIA 15 DE MAIO - PROVA DA OBA - TURMA 401 - PROFESSORA ROSANGELA BEZERRA






NOSSA MASCOTE


Acredite se quiser...


Essa é a Pretinha, nossa mascote de 100 anos!!!
Nessa última semana a tia Speranza e a Tia Rosangela levaram nossa "amiguinha" ao veterinário Mário Sérgio que fez o cálculo a partir do peso e da idade real da cachorrinha: ___Ela tem o equivalente a cem (100) anos!!! É mole?!
Pretinha é nossa companheira, por isso resolvemos homenageá-la no nosso blog.

Pretinha, todos nós adoramos você!!!

REUNIÃO BIMESTRAL

Na semana do dia 18 a 22 de maio a escola estará promovendo a reunião de pais e/ou responsáveis para apuração dos resultados obtidos no 1º bimestre desse ano. Veja agora como ficam as reuniões:

19/05 - turma 201 às 7:30h
turma 101 às 12:30h

20/05 - turma 301 às 7:30h
turma 202 às 12:30h

21/05 - turma 401 às 7:30h
turma 302 às 12:30h

22/05 - turma 501 às 12:30h

Contamos com seu comparecimento!
Sandra e Natálie

CONAE 2010

A escola está se preparando para a CONAE 2010. Aguardem notícias...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

CONCURSO DE DESENHO DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA













Além da prova da OBA os alunos da turma 401, professora Rosangela Bezerra, fizeram os desenhos para o concurso referente ao Ano Internacional da Astronomia.

Temos aqui alguns exemplares...


Parabéns aos alunos e à professora Rosangela!!!

sábado, 9 de maio de 2009

REUNIÃO BIMESTRAL

Atenção!
Vem aí a reunião de pais e/ou responsáveis referente aos resultados obtidos no 1º bimestre.
Aguardem o cronograma.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CONSELHO DE CLASSE INFORMATIZADO


Com o objetivo de utilizar o notebook como mais uma ferramenta facilitadora do trabalho docente, de ampliar as possibilidades do seu uso no espaço escolar e de promover uma "capacitação em serviço" sobre o uso desta tecnologia a escola organizou seu 1º Conselho de Classe a partir do uso deste instrumento.



A mensagem da reunião, os gráficos de desempenho das turmas, além de uma apresentação em Power Point sobre condutas de alunos perante questões avaliativas ( com o título Professor sofre) foram "baixados" da caixa de e-mail dos professores no momento da reunião. Assim, além de se familiarizarem com essa prática os professores puderam agilizar a confecção do gráfico de desempenho que no ano anterior foi feito "à mão", como lembrou nossa querida professora Heloisa.


Com essa atividade na telinha do notebook os professores puderam visualizar o perfil de suas turmas representado no gráfico que foi enviado para caixa de e-mail da coordenadora pedagógica, no momento do Conselho.
É o PROEGE ganhando espaço!!!

FUNCIONÁRIO BELEZA


O Sr. Jorge é daquele tipo de funcionário que toda diretora gostaria de ter: caprichoso, habilidoso, responsável e prestativo ele veste a camisa da escola e vive "quebrando galho" para todos os professores...

Qualquer probleminha é só chamar:

___Sr. Jooooorrge!!!

JEHOVAH JÚNIOR NO CONSELHO DE CLASSE




O Conselho de Classe tem o objetivo de promover a avaliação dos alunos, de propiciar a troca experiências entre os professores e de motivar novas estratégias de ação docente. Contudo, ele não seria completo sem a presença do principal sujeito do processo de ensino-aprendizagem: o aluno. A partir disso a escola motivou a criação de um grupo de alunos representantes para contribuirem no processo avaliativo da escola.
Os alunos Maria Lívia, Luiz Felipe, Sara e José Alberto apresentaram neste 1º Conselho o resultado da primeira pesquisa feita por eles na comunidade escolar. O tema da pesquisa foi Conhecendo a comunidade onde foram pesquisados pontos como hábitos de saúde, lazer, formação e estilo de vida dos respondentes.
Os professores aplaudiram a participação dos alunos e ao final dos trabalhos deixaram-lhes palavras de apoio e incentivo. O Grupo Jehovah Júnior também foi o responsável por dar a notícia sobre o blog da escola aos professores que após o recebimento do cartão de visita onde consta o seu endereço acessaram a página na Net.
A diretora Sandra elogiou o trabalho do grupo e o Conselho seguiu normalmente...
Parabéns aos alunos do Grupo Jehovah Júnior!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

JEHOVAH JÚNIOR


















Os alunos do Grupo Jehovah Júnior terminaram hoje o trabalho com a 1ª pesquisa por amostragem feita na comunidade escolar para ser apresentada no Conselho de Classe aos professores.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

LABORATÓRIO EM CONSTRUÇÃO





É isso mesmo!!! Está saindo do papel o nosso "pequeno grande" laboratório. Estamos ansiosos!!!

JEHOVAH JÚNIOR

Os alunos representantes dos dois turnos da escola organizaram com muita criatividade cartazes para alertar a comunidade escolar contra a dengue. Essa atividade faz parte do Projeto de Representantes de Turma - 2009.

José Alberto e Sara
5º ano - turma 501


Luis Felipe e Maria Lívia
4º ano - turma 401

Barra do Piraí

Barra do Piraí

Você sabe como acontece a avaliação na escola de seu filho?

Professor motivador, aluno pesquisador...

Lei de Diretrizes e Bases da Educação - nº 9394/96

TÍTULO II
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extra-escolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Ensino "legal" na escola estadual

Portaria E/SAPP no 48/2004 - 02/12/04.
Estabelece normasde avaliação do desempenho escolar e dá outras providências.

A SUBSECRETÁRIA ADJUNTA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Resolução SEE nº 2242, de 9 de setembro de1999,

RESOLVE:
Art. 1º – Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (1º segmento), a avaliação serádiagnóstica, continuada e diversificada de maneira a subsidiar o fazer pedagógico doprofessor, assim como oferecer informações sobre o desempenho escolar do aluno,sendo registrada em relatório bimestral.§ 1º - A avaliação na Educação Infantil visará ao acompanhamento do desempenho doaluno, sem fins de retenção.§ 2 º - O professor deverá registrar cotidianamente os avanços e as dificuldades dosalunos e da turma visando a replanejar as suas ações, a subsidiar as discussões noConselho de Classe, bem como a elaboração do relatório bimestral e final.§ 3º - Em caso de transferência no transcorrer do período letivo, um relatório parcialdeverá ser anexado ao documento de transferência do aluno.§ 4º - O relatório bimestral do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental deverá conter análisedo desempenho do aluno em relação aos conhecimentos curriculares relevantestrabalhados no período e as estratégias de recuperação paralela utilizadas.§ 5º - Só poderá ocorrer retenção ao final do 1º ciclo (3º ano), do 2º ciclo (2º ano) e doCiclo Único da Educação de Jovens e Adultos quando o aluno não alcançar os objetivospropostos para o ciclo e, neste caso, o aluno deverá cursar o último ano do ciclo em queficou retido.§ 6º - Ficará retido o aluno que ao final do ano de escolaridade não obtiver freqüênciaigual ou superior a 75% do total de horas letivas.§ 7º - Cabe à equipe pedagógica e ao professor regente da Unidade Escolarestabelecerem uma programação curricular específica para atender o aluno em suasdificuldades com acompanhamento da Coordenadoria Regional.Art. 2º - A avaliação do desempenho escolar no Ensino Fundamental (2º segmento), noEnsino Médio, no Ensino Normal, na Educação Profissional tem o caráter diagnóstico,reflexivo e inclusivo, devendo oferecer suporte para o replanejamento do trabalhopedagógico, a partir da identificação dos avanços e dificuldades apresentados pelo aluno.§ 1º - Será retido na série/módulo o aluno que não apresentar, no mínimo, 75% defreqüência do total da carga horária prevista no período letivo.§ 2º - No 2º segmento do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Normal e naEducação Profissional a Unidade Escolar utilizará escala de 0 a 10 pontos para registrar odesempenho do aluno, podendo complementar a avaliação com relatório.§ 3º - Será promovido à série/módulo seguinte o aluno cujo somatório das avaliações dosquatro bimestres totalize, no mínimo, 20 (vinte) pontos.§ 4º - Será promovido à fase seguinte o aluno cujo somatório das avaliações dos doisbimestres totalize, no mínimo, 10 (dez) pontos.§ 5 - Nas avaliações bimestrais deverão ser utilizados, no mínimo, 3 (três) instrumentosavaliativos diferenciados.Art. 3º - A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais deve levar emconta as potencialidades e possibilidades de cada indivíduo.Parágrafo único – O professor deverá realizar adaptações curriculares, utilizando recursosdidáticos diversificados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dosalunos com necessidades educacionais especiais, em consonância com o projetopedagógico da escola, respeitada a freqüência obrigatória.Da Recuperação da AprendizagemArt. 4º - Os estudos de recuperação paralela são obrigatórios, sendo oferecidos sempreque o aluno apresentar dificuldades no processo de aprendizagem nos Ciclos ou menosde 5 (cinco) pontos no bimestre no 2º segmento do Ensino Fundamental, no EnsinoMédio, no Ensino Normal e na Educação Profissional.§ 1º - O planejamento e os procedimentos relativos à recuperação constarão do ProjetoPedagógico da Unidade Escolar.§ 2º – No processo de recuperação o aluno será reavaliado e, somente quandoconstatado seu progresso, deverá ocorrer a respectiva mudança do resultado. O resultadoda recuperação substitui o anterior.Art. 5º – Os estudos de recuperação da aprendizagem desenvolvidos de forma paralelapoderão ser realizados utilizando-se as seguintes estratégias, de acordo com adisponibilidade da Unidade Escolar:I - atividades diversificadas oferecidas durante a aula;II - atividades em horário complementar na própria escola;III - plano de trabalho organizado pelo professor para estudo independente por parte doaluno.Parágrafo Único – Nos casos dos incisos I e II, admite-se o sistema de monitoria, sob asupervisão do professor, que poderá ser realizada por alunos da mesma turma ou deséries mais adiantadas.Da Progressão ParcialArt. 6º - A progressão parcial, sob a forma de dependência, é admitida no 2º segmento doEnsino Fundamental, do Ensino Médio, do Ensino Normal e da Educação Profissional, ematé duas disciplinas.Art. 7º - O planejamento e os procedimentos da progressão parcial deverão constar doProjeto Pedagógico da Unidade Escolar.Art. 8º - Em caso de reprovação o professor da respectiva disciplina apresentará relatóriosobre o desempenho do aluno, especificando os conhecimentos que não foramconstruídos, com vistas à elaboração de um plano de estudos.§ 1º - O plano de estudos deverá ser elaborado pelo professor, considerando osconhecimentos que não foram construídos pelo aluno, sendo composto por atividadesdiversificadas, tais como pesquisas, trabalhos, exercícios, etc.§ 2º - O professor poderá prever no plano de estudos encontros para orientação dosalunos.§ 3º - O aluno deverá entregar as atividades propostas no plano de estudos no primeirobimestre do período letivo, quando será avaliado pelo professor.§ 4º- Será realizado um Conselho de Classe específico para o aluno em dependência.Caso o aluno não obtenha sucesso, nos bimestres sucessivos serão propostas outrasatividades/avaliações.§ 5º - As atividades propostas no plano de estudos, as normas, os critérios de avaliaçãopara a promoção na dependência estarão explicitadas em Termo de Compromisso a serassinado pelo aluno, quando maior de idade, ou pelo seu responsável, quando menor.Art. 9º - O aluno poderá acumular apenas duas dependências:I – em disciplinas diferentes na mesma série;II – em disciplinas diferentes em séries distintas;III – na mesma disciplina em séries diferentes.Parágrafo único – O aluno só poderá cursar nova (s) dependência (s) quando foraprovado na (s) anterior (es).Da ReclassificaçãoArt. 10º – O processo de reclassificação deverá constar, obrigatoriamente, do ProjetoPedagógico da Unidade Escolar de maneira a posicionar o aluno adequadamente,considerando-o em suas dimensões: cognitiva, afetiva e nas relações sociais.Art. 11º – O processo de reclassificação no Ensino Fundamental e no Ensino Médioabrange:a) o aluno que concluíram com êxito a aceleração de estudos;b) o aluno transferido de outro estabelecimento de ensino que demonstrardesenvolvimento de competências e habilidades excepcionalmente superior ao que estáprevisto na proposta curricular elaborada pela escola;c) o aluno da própria escola que demonstrar ter atingido nível de desenvolvimento eaprendizagem superior ao mínimo previsto para aprovação na série/fase cursada e tiversido reprovado por insuficiência de freqüência;Art. 12º – No processo de reclassificação, deverá ser feita uma avaliação do aluno emtodos os componentes curriculares da Base Nacional Comum.Art. 13º – O resultado da reclassificação deve ser registrado em ata e constar,obrigatoriamente, da Ficha Individual do aluno e em seu Histórico Escolar, na partereferente à observação.Da Parte Diversificada do CurrículoArt. 14º - A Parte Diversificada constitui componente obrigatório do currículo escolar, deforma a permitir a articulação, o enriquecimento e a ampliação da Base Nacional Comum.Parágrafo Único – O planejamento da Parte Diversificada constará do Projeto PolíticoPedagógico, oportunizando o exercício da autonomia e retratando a identidade daUnidade Escolar.Art. 15º - A língua estrangeira moderna, componente curricular obrigatório, deverá seroferecida a partir da 5ª série cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, deacordo com os recursos humanos existentes na instituição.Art. 16º - O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante do currículoescolar, sendo obrigatória a sua oferta pela unidade escolar.Parágrafo único – A avaliação no Ensino Religioso não implicará em retenção do aluno nociclo/série/fase.Art.17º – A Atividade Complementar do currículo deve ser definida em conjunto pelaunidade escolar, podendo ser oferecida através de disciplinas e de projetos que,integrados ao currículo, abordem temas relevantes para a comunidade escolar.§ 1º - No caso da Atividade Complementar ser desenvolvida através de disciplinas, serãoobedecidas as mesmas regras adotadas para os componentes curriculares da BaseNacional Comum, inclusive no que se refere à avaliação e à apuração da freqüência dosalunos.§ 2º - Caso a Atividade Complementar seja implementada através de projetos, éimprescindível:I - apresentar em seu planejamento um cronograma, explicitando todas as suasetapas, bem como as estratégias de avaliação, valorizando a participação do aluno, nãoimplicando em retenção na série/fase.II – prever a duração mínima de um bimestre, evitando-se a fragmentação e apulverização das ações;III - considerar a carga horária referente à participação do aluno nas atividades do projeto,quando da apuração total de sua freqüência;§3º - O registro do desempenho e da freqüência do aluno nas disciplinas elencadas paraa Parte Diversificada deverão fazer parte do Histórico Escolar.§ 4º - O registro da freqüência e o relatório sintético sobre a participação dos alunos nosprojetos deverão fazer parte do histórico escolar.Art. 18º - Esta Portaria entrará em vigor no ano letivo de 2005, revogadas as disposiçõesem contrário, especialmente as Portarias E/SUEN nº 06 de 21 de setembro de 1999 e aPortaria E/SUEN nº 08 de 31 de agosto de 2001.Rio de Janeiro, 02 de dezembro de 2004.

ALBA RODRIGUES CRUZ
SUBSECRETÁRIA ADJUNTA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Um pouco do ECA

Título I
Das Disposições Preliminares
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

Brasil

Brasil

RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO

Barra do Piraí

Barra do Piraí

Ministro da Educação Fernando Haddad

Ministro da Educação Fernando Haddad

Governador do Rio de Janeiro - Sérgio Cabral

Governador do Rio de Janeiro - Sérgio Cabral

Prefeito de B. Piraí José Anchite

Prefeito de B. Piraí José Anchite

Brasão de Barra do Piraí

Brasão de Barra do Piraí

ANO LETIVO DE 2011, SÓ EM FEVEREIRO!

ANO LETIVO DE 2011, SÓ EM FEVEREIRO!

O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

IDEB

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Filhos brilhantes, alunos fascinantes

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar. Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos. Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar. Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Augusto Cury

Música também educa...

Paz Pela Paz
(Nando Cordel)


A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor
Paz pela paz - pela criança
Paz pela paz - pela floresta
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.
A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor
Paz pela paz - pro mundo novo
Paz pela paz - a esperança
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.

Inteligência Emocional

A Vida (Mário Quintana)

Depois de muitas quedas, eu descobri que às vezes, quando tudo dá errado acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo. Eu percebi que quando me amei de verdade pude compreender que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa.Então pude relaxar. Pude perceber que o sofrimento emocional é um sinal de que estou indo contra a minha verdade.Parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.Comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma coisa ou alguém que ainda não está preparado, inclusive eu mesmo. Comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável. Isso quer dizer: pessoas, tarefas, crenças e qualquer coisa que me pusesse pra baixo.Minha razão chamou isso de egoísmo. Mas hoje eu sei que é amor-próprio. Quando me amei de verdade deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer planos. Hoje faço o que acho certo e no meu próprio ritmo. Como isso é bom! Desisti de querer ter sempre razão, e com isso errei muito menos vezes. Desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Isso me mantém no presente, que é onde a vida acontece. Descobri que na vida a gente tem mais é que se jogar, porque os tombos são inevitáveis e a hora que a gente levanta ninguém segura, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada, também percebi que sem amor, sem carinho e sem verdadeiros amigos a vida é vazia e se torna amarga, hoje eu só tenho encontro marcado com aquilo que me interessa.Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá a falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um" não ". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Família e escola

Criar os filhos, educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança no conturbado mundo em que hoje vivemos é uma tarefa tão exigente e desafiadora quanto prazerosa e gratificante.
Considerando que o ser humano aprende o tempo todo, nas mais diversas instâncias que a vida lhe apresenta, o papel da família é fundamental, pois é ela que decide, desde cedo, o quê seus filhos precisam aprender, quais as instituições que devem frequentar, o que é necessário saberem para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro.
Escolher a escola adequada às expectativas da família e que, ao mesmo tempo, seja do agrado da criança, é um empreendimento cujo sucesso depende, em grande parte, da perspicácia e habilidade dos pais ao avaliar diferentes propostas. Estar atento ao projeto educativo e ao perfil disciplinar da instituição auxilia a optar por aquela cujos valores e fundamentos mais se assemelhem aos da família em termos de exigências, posturas, visão de mundo. Conhecer as dependências e possibilidades da escola, seus diferenciais, bem como os profissionais que estarão encarregados da educação de seu filho também é recomendado.
Tanto quanto a convivência e o relacionamento familiar são fatores fundamentais para o desenvolvimento individual, a inserção da criança no universo coletivo, a mediação entre ela e o mundo, entre ela e o conhecimento, sua adaptação ao ambiente escolar, o relacionamento com os professores e funcionários da Escola, a convivência com os colegas, são fatores decisivos para o seu desenvolvimento social.
Entender o indivíduo como parte de um sistema, ou todo, organizado, com elementos que interagem entre si, influenciando cada parte e sendo por ela influenciado, traz uma luz à compreensão acerca do desenvolvimento humano, contribuindo para a reflexão sobre os contextos familiar e escolar, que tanto podem ser elementos de continência, inclusão e segurança, como fontes de conflitos, com ênfase nas perdas que se podem apresentar no percurso.
Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no seu dia- a- dia sem cair no julgamento “culpado x inocente”, mas buscando compreender as nuances de cada situação, uma vez que tudo o que se relaciona aos filhos tem a ver, de algum modo, com os pais e vice-versa, bem como tudo que se relaciona aos alunos tem a ver, sob algum ângulo, com a escola e vice-versa.
Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.

(Joana Maria Rodrigues Di Santo é Psicopedagoga experiente, com atuação significativa em Psicopedagogia Institucional, Coordenadora de Ensino Médio e Fundamental, Supervisora aposentada do Município de São Paulo, mestre em Educação, profere palestras e assessora diversas escolas)

Reflexão

FILOSOFIA DE MADRE TERESA

O dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Errar.
O maior obstáculo? O medo.
O maior erro? O abandono.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desânimo.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais lhe faz feliz? Ser útil.
O pior defeito? O mau humor.
A pessoa mais perigosa? O mentiroso.
O pior sentimento? O rancor.
O mais belo presente? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação mais agradável? Paz anterior.
A proteção efetiva? O sorriso.
O melhor remédio? Otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais poderosa do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
A mais bela de todas as coisas? O amor.

Como lidar com pessoas insuportáveis

Existem pessoas que têm poder fenomenal de provocar aborrecimentos por onde passam. Talvez você reconheça esse tipo no chefe ameaçador; no colega com capacidade imbatível para bajular os superiores e infernizar a vida de seus pares; no professor perfeccionista ao extremo; na sogra ranzinza e intrometida; no amigo pessimista que espera sempre o mundo desabar; no vizinho barulhento e indiscreto.Dizia o filósofo francês Voltaire que a maioria da humanidade é como um ímã: uma parte atrai e a outra repele. A atração ocorre por meio de sentimentos nobres como amor, justiça, compaixão, perdão. A repulsão é resultado da raiva, vaidade, presunção, do rancor, pessimismo, orgulho. É o predomínio de sentimentos negativos que torna as pessoas insuportáveis.O intolerável está nas melhores famílias, melhores empresas, melhores vizinhanças, em todos os lugares. Em geral, não tem papas na língua, mas é bem-intencionado, apenas acha-se no direito de expressar suas opiniões. Mas, passa do limite e não tem consciência de como seu comportamento prejudica as pessoas com quem se relaciona. Quase sempre está convencido de que os outros precisam mudar, não ele.Saber lidar com gente problemática é importante tanto para a realização na carreira quanto para o bem-estar pessoal. No trabalho, onde cada vez mais as tarefas são desenvolvidas em grupo, essa habilidade tornou-se básica, pois é impossível manter a produtividade elevada, se os integrantes da equipe não suportarem as diferenças individuais.Conviver pacificamente com pessoas difíceis está ao alcance de todos, mas exige compromisso pessoal e persistência. E quando alguém se empenha verdadeiramente para compreender o outro, também se conhece mais e se torna melhor, isso já valerá o esforço."Para suportar alguém a quem não se suporta é essencial saber controlar a própria maneira de ser e aceitar a pessoa problemática tal como é", ensinam os médicos holísticos americanos Rick Brinkman e Rick Kirschner, autores do livro Como Lidar com pessoas que você não suporta (Editora José Olympio).De acordo com os autores, existem quatro opções básicas para lidar com o problema:Não fazer nada - Deixar as coisas exatamente como estão. Nesse caso, nada vai mudar e pode até piorar: um dia você pode perder a paciência e explodir.Desistir - Saída indicada para o caso dos insuportáveis crônicos, quando não houver mais nada a ser feito.Mudar de opinião - Tentar ver a pessoa a quem não se suporta com outros olhos: aproximar-se dela, tentar compreender que está por trás de seu comportamento.Mudar de atitude - Apegar-se às qualidades da pessoa de forma que os defeitos dela irão parecer menores. Ao mudar sua postura em relação a pessoas difíceis, elas podem passar a agir de forma diferente com você.A compreensão é a melhor saída.Em qualquer situação, ouça efetivamente seu interlocutor. Respeite-o, demonstre que você se interessa por ele. Faça isso nem que seja por humanidade, compaixão.Assegure-se de que você não está contribuindo para dificultar o relacionamento. Todos nós, em alguns momentos, também somos difíceis. E pode ser que a pessoa a qual considera intolerável seja apenas diferente.Lembre-se de que por trás de um comportamento distorcido, podem existir boas intenções. É possível que a pessoa se comporte com você da mesma maneira que o faz com os outros. Por isso, não leve os ataques dela para o lado pessoal.Compreenda que você não pode mudar os outros, pode apenas influenciá-los a mudar de atitude, nada mais.Teste sua resistência aos insuportáveis- Encare o convívio com a pessoa difícil como um desafio, como sugerem Brinkman e Kirschner. ´Na próxima vez em que lidar com alguém insuportável, lembre-se de que a vida não é um teste, é a prova final´, propõem os autores.

( Maria de Lima (jornalista e pós-graduanda em Filosofia), em junho/2001)